Dicas para se tornar um bom fotógrafo

Oi Oi! Primeiramente quero deixar claro que não sou nenhuma profissional em fotografia e que, todas essas dicas foram pesquisadas e analisadas na internet, algumas são de minha autoria mesmo, mas que fique esclarecido que não sou expert no assunto. Decidi fazer esse post porque ultimamente muitas pessoas vieram me perguntar como eu tirava minhas fotos (principalmente as do Instagram, quem ainda não me segue e quiser, clica aqui) a maioria das fotos são de mim mesma, que são tiradas com o celular mesmo, que é um Moto G, a câmera não é lá essas coisas, mas da pro gasto kkkkk Claro que quando fui comprar esse celular não estava muito interessada na câmera, e sim na memoria, mas enfim, as outras fotos (paisagens) foram tiradas com minha câmera semi profissional da Nikon do modelo L820, eu garanto que é uma ótima câmera, e vale a pena com certeza, tenho a quase 1 ano, nunca me decepcionou, a única coisa ruim é que é a pilha, mas isso é o de menos, se vocês quiserem saber como trato a foto da câmera e coloco no instagram, peçam ai nos comentários. Vamos lá?
Muitas pessoas acham que pra ser um ótimo fotógrafo, é preciso ter uma boa câmera, mas não é só isso, se você é mesmo um ótimo fotógrafo, consegue tirar boas fotos com qualquer câmera, e não estou falando apenas da resolução, e sim do que a fotografia transmite, de como ela é tirada, de quando ela é tirada, e principalmente do sentimento que é transmitido.

 Estabeleça um objetivo

O primeiro passo para se tornar um bom fotógrafo é saber aonde você pretende chegar e como você pode conseguir isso. Você pode querer se tornar um profissional e ganhar dinheiro com isso ou pode querer apenas tirar fotos melhores para a sua satisfação pessoal.

Seja qual for a sua aspiração, o caminho é bem parecido. Não é por que você talvez não tenha a ambição de se tornar um profissional que aprender a fotografar vai ser mais fácil, a única diferença é quanto dinheiro você vai gastar e ganhar com isso. Portanto, para alcançar o seu objetivo final é preciso saber exatamente aonde você quer chegar e traçar planos para isso.
Pratique até acertar

Com certeza você já conhece aquele velho ditado: "a prática leva à perfeição". Pois então, aplique-o! Fez uma foto e ela não ficou boa? Pratique mais e tente de novo! Fez 100 fotos e nenhuma delas ficou boa? Pratique mais e tente de novo! Fez 5.000 fotos e ainda assim nenhuma delas ficou boa? PRATIQUE MAIS E TENTE DE NOVO!

Já dizia o grande fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson: "as suas primeiras 10 mil fotos serão as piores". Porém, vale lembrar que ele viveu em uma época onde ainda não existia a fotografia digital (1908-2004), a qual nos faz chegar a este número em pouco tempo.
Conheça totalmente sua câmera 

Não importa se você usa uma compacta ou uma SLR profissional. Para se tornar um bom fotógrafo é preciso que você saiba tudo sobre o equipamento que você está usando para que, na hora de fotografar, você não perca tempo tentando descobrir o que cada parte da câmera faz. Isso inclui os botões, as funções internas e tudo o que a sua máquina fotográfica pode oferecer.
Aprenda técnicas fotográficas


Se você não tiver o domínio das técnicas fotográficas mais comuns é impossível evoluir e conseguir o seu próprio estilo. Mesmo com um equipamento simples é importante saber o que você pode fazer com ele.
Aprenda a editar as suas fotografias
A maior parte dos grandes fotógrafos usa editores de imagem como o Photoshop para deixar as suas fotos com uma aparência melhor. Você pode corrigir as cores, iluminação, textura e muito mais, deixando no final a fotografia com um ar bem mais profissional.
Desenvolva seu olhar



Esse é uma das dicas mais importantes, no entanto ela é bastante subjetiva e pode ser difícil compreendê-la profundamente. Desenvolver um olhar fotográfico é saber ver as coisas ao seu redor e perceber o que pode vir a se tornar uma boa imagem. É, também, saber enxergar além do que se está acostumado, saber ver beleza nos lugares mais comuns e também incomuns, é saber ver a beleza de algo que os outros não vêm, é usar a imaginação pra tirar fotos inusitadas. Essa dica é com certeza a minha preferida.
Estude a história da fotografia e conheça os principais fotógrafos

Não é por que você hoje utiliza um equipamento digital que não é preciso estudar a história para saber como a fotografia evoluiu até ser a arte que é hoje. Isso é muito importante e saber conceitos históricos pode ajudar a entender melhor o que, de fato, é a fotografia. Essa é uma das maiores diferenças entre fotógrafos técnicos e aqueles que entendem o que estão fazendo. ;)
Entre ou funde um grupo de fotografia

Se você mora em uma grande cidade é muito possível que exista um desses grupos de fotógrafos que compartilham experiências. Se você não souber de nenhum, pode criar o seu, tudo o que você precisa é de algumas pessoas dispostas, alguém mais experiente e tempo livre. Trocar conhecimento e ver o trabalho de outras pessoas pode ajudar bastante!
   

Encontre alguém mais experiente para ajudar

Por melhor que seja o aprendizado sozinho, a ajuda de um mentor que entenda mais do assunto é essencial também. Não é preciso ter aulas regulares, mas é importante ter alguém bem mais experiente para quem recorrer em caso de dúvidas. Além disso, é essencial ter alguém para analisar as suas fotos e passar uma opinião sincera sobre o seu trabalho.

Frequente o máximo de eventos sobre o assunto
Essa dica vale principalmente para quem quer se tornar um profissional. Saber o que a indústria fotográfica está preparando é vital para saber como se programar para acompanhar esse desenvolvimento tecnológico. Visite o maior número de eventos ligados à fotografia que você puder, como feiras, convenções, conferências e palestras.
Visite museus e galerias
Isso é muito importante: se você quer um dia estar entre as exposições de uma galeria é preciso conhecer esses espaços para saber qual é o tipo de trabalho que mais aparece por lá. Ver as tendências e técnicas usadas é muito válido. Não para que você copie o trabalho daqueles fotógrafos, mas para que você tenha novas ideias para as suas fotos. Se a sua cidade não possui esses espaços, use a internet e fique por dentro!Saiba usar a internet ao seu favor

Esqueça a pesquisa de imagens do Google: para conhecer aas tendências fotográficas e ver fotografias que realmente valem a pena é preciso saber usar a internet mais a fundo. Conheça os principais sites, como o Flickr e o Olhares, que trazem o trabalho de fotógrafos amadores, semiprofissionais e profissionais. Além disso, use a internet como fonte para pesquisar os sites pessoais dos seus fotógrafos favoritos.
Participe de concursos

Ainda no objetivo de ser visto, participar de concursos é uma forma de colocar o seu trabalho para ser testado. Existem eventos como esses para todos os níveis, desde os mais amadores até aos mais profissionais, portanto veja em qual deles você se encaixa e inscreva-se!
Reserve tempo para fotografar

Se você quer progredir como um fotógrafo está na hora de priorizar isso. Separe um tempo semanal (ou, se você puder, diário) para mexer com a sua câmera e fotografar. Você pode sair de casa ou não, mas é importante treinar as técnicas aprendidas recentemente para não perder a prática. Assim como um escritor precisa escrever e um pintor precisa pintar, um fotógrafo de verdade precisa exercitar a sua arte sempre!

Tenha amor por aquilo que faz

O último passo é, quem sabe, um dos mais importantes. Quem sabe nada, com certeza é o mais importante.  Se você fotografa por paixão e tem prazer no que você faz, o resultado tende a ser muito melhor do que se você fizer isso de uma maneira forçada. A fotografia precisa revelar um pouco da alma do fotógrafo e só é possível que isso aconteça se você se doar completamente enquanto estiver com a câmera.
Para encontrar esta satisfação, tente criar objetivos para você mesmo. Existem os chamados “desafios fotográficos” e você pode experimentar um deles, como o 365 Days (tirar uma foto por ano) ou o 52 Weeks (uma fotografia por semana). Escolha um tema para o seu desafio e encontre a sua motivação. :D


Curtiram? Espero que tenham gostado. Beijooos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger .
imagem-logo